top of page

Arroz e feijão

  • Foto do escritor: Mariana Baldani
    Mariana Baldani
  • 9 de jul. de 2020
  • 1 min de leitura

ree

Vamos comentar um pouco do arroz e feijão? E já de cara, em meio a tanto terrorismo nutricional por aí, já digo que eles não tem nada de vilões, pelo contrário. O arroz e feijão fazem parte da nossa cultura alimentar e isso já é motivo suficiente para eles estarem nas nossas mesas. Além disso, eles são fonte de vários nutrientes essenciais.


Por exemplo, 100g de arroz integral tem 112kcal, muitas fibras, minerais como magnésio e potássio e aminoácidos que, juntamente com os aminoácidos do feijão formam proteínas completas essenciais. Já em 100g do feijão tem 70kcal com muito ferro, ácido fólico e fibras. Aos que se importam com calorias (deixa isso pro nutricionista! Você come é comida, não somente nutrientes), esta porção generosa tem em média 182kcal, somente.


Mas vamos comentar o que importa: qualidade nutricional o arroz e feijão tem de sobra! Como também são fontes de carboidrato, eles são capazes de nos dar energia, além de serem necessários para regulação hormonal da tireoide e, por isso, também, auxiliam no emagrecimento. As fibras auxiliam na microbiota intestinal o que ajuda na colonização de boas bactérias, contribuindo para o humor - inclusive diminuindo a ansiedade!! - e emagrecimento. Esses minerais ajudam a regular o metabolismo, diminui edemas, ajudam na formação de hemácias, previnir e tratar anemias etccc. Enfim, esses dois juntos são amores sem fim.


Dica: caso queira melhorar ainda mais a qualidade nutricional e diminuir o índice glicêmico do arroz branco, basta adicionar legumes no seu cozimento!

 
 
 

Comentários


©2019 Mariana Baldani. Todos os direitos reservados.

bottom of page