Benefícios de desacelerar ao comer
- Mariana Baldani

- 10 de jul. de 2020
- 1 min de leitura

Alguns benefícios são óbvios. Desacelerar durante as refeições pode fazer com que você:
1. Melhore sua conexão e relação com um (novo) alimento -> Ao observar mais o que está comendo, você pode perceber questões que até então não sabia. Por exemplo, uma apresentação diferente pode te encorajar a provar um alimento desconhecido e você pode gostar desse novo sabor ou perceber que é fã do sabor picante do outro alimento etc. Isso gerar um momento de alegria e fortalecimento do vínculo com o alimento/preparação.
2. Melhore a conexão com seu corpo, pois você se permite escuta-lo, no sentido de entender melhor suas preferências e até mesmo vontade. Com isso, você se permite fazer escolhas alimentares não somente baseado por evidências científicas, mas também por questões afetivas.
3. Fique saciado ingerindo menos comida do que o habitual. O cérebro leva alguns minutos para levar a informação que podemos parar de comer. Por exemplo: você está acostumado a comer um tanto x no prato em 10 minutos. Se comer em 20 minutos, com atenção plena, você se sentir saciado com menos do “tanto x”.
4. Ajude no processo de digestão e absorção dos alimentos. Esse processo se inicia na boca, assim que o alimento entra em contato com a saliva. Imagine duas situações: ao mastigar um pedaço de batata, você o transformando em A) 5 pedaços menores; B) 15 pedaços menores. Qual situação você ajudará mais o seu trato-gastrointestinal a fazer a função de digestão? Justamente!




Comentários