top of page

Como vocĂȘ chama seu paciente/cliente?

  • Foto do escritor: Mariana Baldani
    Mariana Baldani
  • 6 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Neste texto não tem certo ou errado, é somente minha opinião. Ontem comentei nos stories sobre o quanto me incomodava chamar os meus pacientes de pacientes rs. Claro que cada um, chamo-os por seus nomes, porém para chamå-los de maneira geral (quando não posso falar seus nomes) ficava muito incomoda com esse termo.


Paciente Ă© um terno que traz uma ideia de passividade. É muito usado na medicina pra se referir a pessoa que estĂĄ sendo tratada de alguma doença. Ou seja, o mĂ©dico passa o medicamento e, por isso, ela costuma ser passiva no seu tratamento. O mesmo nĂŁo acontece com meu trabalho: o ‘paciente’ Ă© sempre ativo no seu processo de mudança. Eu nĂŁo viro e falo “tome esses suplementos aqui” ou “coma isso e aquilo nesses horĂĄrios”. Quando passo opçÔes do que comer sĂŁo muitas opçÔes. Portanto, o paciente tem poder de escolhas - e a medida que vou ensinando suas maiores dificuldades na alimentação e no comportando que envolve, vai ajudando-o a ter autonomia alimentar. Paciente realmente nĂŁo Ă© o melhor termo para se referir a eles.


Cliente é um termo correto, afinal presto um serviço, mas é um termo muito mercantilizado e sem empatia alguma.

IndivĂ­duo e sujeito sĂŁo termos frios e que nos distancia de um bom vĂ­nculo terapĂȘutico. O que chamar, entĂŁo?


Surgiram muitas opçÔes interessantes: 1. Pessoas - que sĂŁo o que sĂŁo, mas talvez pareça estranho “vou atender umas pessoas hoje”; 2. Compassivos - aqueles que tem compaixĂŁo; 3. Participantes - por participarem ativamente no tratamento; 4. Empatientes - mistura de empatia com pacientes e 5. Consulentes - aquele que consulta, que pede conselhos a outrem sobre algo. Amei todas opçÔes e decidi que chamarei meus consulentes de consulentes! O que acharam?


Como vocĂȘs chamam seus consulentes? Acham que usar o termo correto pode ser vantagem ou indiferente ou ruim?

 
 
 

©2019 Mariana Baldani. Todos os direitos reservados.

bottom of page