Efeito sanfona é prejudicial
- Mariana Baldani

- 24 de ago. de 2020
- 1 min de leitura

Como expliquei ontem pelos stories do @nutricaocompassiva, efeito sanfona não é saudável. Vamos do início: efeito sanfona é o famoso perde peso, ganha peso; perde peso, ganha peso, e assim, nesse ciclo sem fim.
Colocar o corpo em restrição leva ao ganho de peso, efeito contrário ao esperado. Por quê?
Você sabia que 95% das dietas restritivas falham? Portanto, as chance de você também falhar são imensas. Vale lembrar que essa falha não diz de incompetência, de falta de força de vontade: o corpo, inclusive o cérebro, faz de tudo pra você voltar a comer como antes ou sem a restrição severa. Ele cria mecanismos de adaptação como acúmulo de gordura, diminuição de até 40% (!!!) da taxa de metabolismo basal, a famosa supressão de pensamento que venho comentando bastante aqui, entre outros mecanismos.
Por isso, essa dieta acaba sendo insustentável ao logo dos meses, o que gera o reganho de peso (maioria das vezes até mais). Estar sempre no efeito sanfona é estar em constante estresse com seu peso.
O ideal é manter o peso que seu corpo se sente confortável com, dentro, é claro, de um contexto de alimentação e estilo de vida saudáveis como a prática frequente de exercícios físicos.
Porém, engordar um pouco ao longo dos anos é normal. Pois, ao envelhecer, nosso metabolismo vai diminuindo e, por isso, temos a tendência de ganhar peso. Vale lembrar que esse ganhar peso não é abrupto, ele vem lentamente ao longo dos anos. Assim, é vantagem aumentar o peso constante e vagarosamente que do rapidamente como em efeito sanfona.
Você já passou pelo efeito sanfona? Como foi? Quais foram os sentimentos pós esse efeito?




Comentários