top of page

Emagrecimento? Massa muscular?

  • Foto do escritor: Mariana Baldani
    Mariana Baldani
  • 6 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Olar, como vão? Pessoal, este texto é só para esclarecer algumas dúvidas.


Primeiramente, emagrecer é perder gordura corporal. Perder peso pode ser perder gordura corporal como também massa muscular ou até mesmo desidratar. Portanto, perder peso diz mais de diminuir números na balança. Emagrecer nem sempre, pois você pode perder gordura corporal, mas ganhar mais massa muscular e o número na balança aumentar, mesmo suas circunferências diminuindo, por exemplo. Sugiro o destaque "se pesar" do perfil que comento um pouco mais sobre o assunto.


Vale lembrar que emagrecer ou perder peso não dizem sobre saúde. Não é porque você emagreceu ou perdeu peso que você está mais ou menos saudável. Depende do seu histórico de vida até aqui e da sua saúde de forma ampla (saúde física, mental e social). O mesmo raciocínio serve para engordar ou ganhar peso.


Sobre um número na balança: ele não te define. Você não é pior ou melhor por esse número.


Sobre gordura e músculo corporais: ambos fazem parte da nossa composição - afinal, somos humanos. Não existe um tanto x de percentual adequado ou inadequado. Existem estudos populacionais que determinam um padrão (que, maioria das vezes, é da população norte americana ou de outras nacionalidades/realidades), porém, não é porque sua composição corporal é diferente desse padrão que você é menos ou mais saudável.


A nível individual não vai existir um certo ou errado. Em atletas (que é um público muuuito específico) essa porcentagem pode fazer diferença no rendimento no esporte, mas, se você não depende disso para viver, fique tranquilo.


É importante ter músculo para ter autonomia durante a vida, durante o processo do envelhecimento (se quiserem, posso falar mais sobre isso, só comentar nessa publicação), porém, isso não quer dizer que você tem que fazer de tudo para ser super musculoso.


O corpo precisa ser funcional. Mesmo o corpo não tendo todos os membros, por exemplo, ainda assim, ele pode ser funcional.


Pra finalizar, não se preocupem em ter x% de gordura, y% de músculo ou z kg! Movimente o corpo com frequência, com exercício físico que goste, por vontade de cuidar do corpo e da saúde; não por querer uma forma corporal específica!

 
 
 

Comentários


©2019 Mariana Baldani. Todos os direitos reservados.

bottom of page