top of page

Insatisfação corporal e concurso de beleza infantil

  • Foto do escritor: Mariana Baldani
    Mariana Baldani
  • 6 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Decidi deixar registrado algumas consequências sobre o novo quadro do programa do Silvio Santos de domingo: consurso de beleza infantil - crianças de 7 a 10 anos.


Uma das frases do apresentador foi: “vocês do auditório vão ver quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito e o conjunto mais bonito". Expor meninas dessa forma, acaba criando uma competição e rivalidade entre elas. Além de gerar uma comparação com o corpo da que foi eleita a mais bonita. Por isso, a criança pode crescer com uma forte preocupação e insatisfação com o próprio corpo e achar que seu valor só está na sua imagem, e para agradar homens. Por esses motivos, elas logo tendem a fazer dietas muito restritivas (tem post sobre os malefícios de dietas restritivas) e crescer em guerra com seu corpo. Importante lembrar que o "padrão" de "beleza" nunca é padrão. Ele sempre está na exceção, sendo difícil de ser alcançado, como corpos muito magros.


Não há como desvincular todo esse assunto do patriarcado: a busca por uma aparência melhor é movida e alimentada pelo machismo, que é estrutural na nossa cultura e alimentada também por grandes empresas que lucram com essas insatisfações: como as indústrias da estética, da dieta, alimentícia (no nosso contexto como privilegiadas), da farmacêutica etc. Daí a importância de expor opressores e preconceituosos em relação ao corpo gordo e de mostrar que diferentes tamanhos de corpos podem ser saudáveis também!


Outra consequência é a erotização dessas crianças, ao sensualizar seus corpos. Isso atrai pedófilos e possibilidades de estupro de vulnerável. Silvio Santos, como pessoa e como um comunicador, capaz de alcançar milhares de pessoas, precisa repensar sobre esse concurso e suas consequências, assumir sua responsabilidade social e interromper esse programa.

Mulheres, nossa união e sororidade importam para que assuntos como esse deixem de ser realidade. Pais e mães, ensinar valores de respeito às crianças é fundamental! E para todos nós: terapia e mais terapia!


Mais detalhes do assunto no destaque “concurso”.


O que pensam a respeito de concursos de beleza, principalmente para crianças?

 
 
 

Comentários


©2019 Mariana Baldani. Todos os direitos reservados.

bottom of page