Kefir
- Mariana Baldani

- 9 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Olar! Sabem o que é kefir? É uma bebida fermentada pelos 'grãos de kefir'. E, esses grãos, um conjunto de bactérias gram-positivas (boas) que, ao chegarem no intestino, ajudam a colonizar e melhorar a qualidade da flora intestinal. Por isso, essa bebida acaba dando 'um help' ao seu funcionamento.
Como expliquei no post sobre a kombucha: se o intestino estiver com uma disbiose intestinal (mais bactérias ruins do que boas), o kefir (assim como a kombucha) pode ajudar neste quadro. Isso porque, ao chegar vivo no intestino, aumenta a quantidade de bactérias boas do local, claro. Além disso, mesmo se essas bactérias dos grão de kefir chegarem mortas, elas servem de alimento para manter as boas vivas e também é capaz de aumentar a imunidade inata da região.
Por isso, seu uso continuo ajuda em doenças auto-imunes, reduzir alergias, problemas como disbiose que comentei, prevenir diabetes e esteatose hepática e até mesmo infecção urinária de repetição! Mas claro que é necessário uma dieta saudável e balanceada também. Kefir sozinho não faz milagres e, lembrando que o nutricionista sabe indicar quantidade correta e quando deve tomar.
Existem dois diferentes tipos de kefir: os de água e os de leite.
Receita do de leite:
Primeiro, basta receber a doação do kefir (várias cidades, assim como em Goiânia, têm grupos no FB de distribuição dos grãos). Adicione 2 colheres de sopa de grãos de kefir em 2 copos de leite (pode ser de vaca, cabra, ovelha ou até os "leites" vegetais como de coco, soja, arroz etc - integral, semi ou desnatado) em um recipiente de vidro grande (sobra de 1/4 com a quantidade de leite). Depois, tampe com um pano que não vede todo ar e basta esperar 24h para que a fermentação aconteça. A temperatura deve ser entre 18 e 30ºC, mantido em local fresco e longe da incidência da luz solar. Se possível, 1x a cada 2h, balance o recipiente para que o grão entre sempre em contato com o leite fresco. Depois das 24h, os grãos são coados em uma peneira não metálica e a bebida adicionada em outro recipiente que já está pronta para o consumo. Pode ser conservada na geladeira. Os grãos podem ser doados ou cultivados novamente!
Gostaram?




Comentários