top of page

Mimimi?

  • Foto do escritor: Mariana Baldani
    Mariana Baldani
  • 9 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

Texto de Paola Altheia, do instagram @naosouexposição:


Vamos aos fatos: na manhã de ontem (17/03/18) uma "digital influencer" notória por ostentar seu corpo magro fez uma publicação que não apenas sugeria que pessoas podem engordar após uma única refeição, como também dizia com todas as letras que suas leitoras cuspissem o pão da boca em nome de uma silhueta mais fina. A repercussão foi grande. Eu fui uma das pessoas que escreveu sobre isso.


O que aconteceu foi que o secto de seguidores da pessoa em questão reagiu em defesa da mestra e muitos aproveitaram o ocorrido para se queixar da "geração mimimi" (patrulha do politicamente correto que censura as palavras e ações de todo mundo porque problematiza coisas desnecessárias). As emblemáticas palavras "Que gente chata!" foram exaustivamente repetidas no espaço para comentários.


Por que isso acontece? Porque a população brasileira é ignorante a respeito do que são transtornos alimentares (inclusive a autora da postagem). Um cardiologista listando os sinais de um ataque cardíaco, a defesa civil alertando sobre a importância do combate à dengue ou um eletricista mostrando os riscos da gente morrer de choque elétrico são coisas que jamais seriam confundidas com "problematizações desnecessárias". Simplesmente porque todo mundo entende que são orientações muito necessárias.

Mas quando nutricionistas mencionam os fatores de risco para o desenvolvimento de transtorno alimentar, recebem como resposta o tal do "cada um faz o que quer! Deixa ela!" Por que?


Porque o público desconhece as consequências físicas, emocionais e psicológicas da restrição alimentar... E porque a magreza espartana é um valor social. É algo que é enaltecido e aplaudido por ser (supostamente) uma prova de beleza, sucesso, disciplina e força de vontade.


Autoridade para falar sobre corpo e alimentação não é quem estuda, quem é especialista, quem trabalha diariamente com isso. Não. Quem será validado e ouvido é quem exibe a barriga mais "sarada", por mais problemático que seja seu discurso. Porque ninguém quer informações sobre como ter saúde. Todos querem informações sobre como ficar magro (não importam os meios). Nosso alerta é uma informação básica de saúde.


“Rotular de ‘mimimi’ não muda esse fato.”

 
 
 

Comentários


©2019 Mariana Baldani. Todos os direitos reservados.

bottom of page