top of page

Resultados do comportamento alimentar

  • Foto do escritor: Mariana Baldani
    Mariana Baldani
  • 6 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

ree

ree

No comportamento alimentar, poucas vezes é preciso ter o foco no peso e na composição corporal. Então, quais são os focos e resultados?


Saúde, em um tratamento alimentar, tem resultados infinitos: melhora da relação com a comida e com o corpo; diminuição e extinção da culpa e emoções negativas ao comer e do que se pensa e sente sobre a comida; mais auto-conhecimento; prazer ao cozinhar e comer; melhora da concentração, do ânimo, do bem-estar e da autoestima; entendimento e prática do comer com atenção plena; quebra de preconceitos como a carbo, lipo e gordofobias; paciência durante o processo; esclarecimento e como reagir as fomes, a saciedade e a satisfação; reagir melhor a insatisfação corporal e também as comparações; ouvir, respeitar, amar e cuidar do corpo; planejar compras; planejar refeições; saber fazer escolhas alimentares mais certeiras; como relacionar de maneira saudável com a comida; industria alimentícia reforçando o comer emocional; análise de rotulagem dos produtos alimentares; autoeficácia; código de ética e conduta do nutricionista; comportamento alimentar; identificar gatilhos de comportamentos inadequados s traumas e emoções negativas que levam a eles (quem os trata são psicólogos); encaminhamento ao psicólogo ou psiquiatra; comunicação não violenta para advertir quem é fiscal de prato ou do corpo; ser mais confiante; reconhecer que está tudo bem buscar ajuda profissional qualificada; perder o medo de ir ao nutricionista; normalização dos corpos e dos alimentos; celebração das pequenas vitórias; que pode comer de tudo (caso não tenha alergia ou alguma condição clínica), mas não tudo; valor atribuído aos alimentos; mudança cognitiva em relação aos alimentos, comer e corpo; estar segura com o próprio corpo e escolhas na alimentação; autonomia alimentar etc.


Tudo isso com embasamento científico em alimentação e nutrição, mas atenta que a vida e experiências pessoais vão além do que a ciência diz.


Essas foram sugestões de consulentes e as que identifiquei na prática clínica. Consegue pensar em mais alguma? Deixa nos comentários :)


Imagens do depoimento de uma consulente querida.

 
 
 

Comentários


©2019 Mariana Baldani. Todos os direitos reservados.

bottom of page