top of page

Resultados no tratamento com foco em comportamento alimentar

  • Foto do escritor: Mariana Baldani
    Mariana Baldani
  • 6 de out. de 2020
  • 1 min de leitura

ree

Quero falar um pouco sobre processo. No tratamento nutricional tradicional os resultados costumam ser bem visíveis, pois são quantitativos. O foco é peso e composição corporal como “mais 2kg” na balança. Quando o assunto é corpo, muitos querem resultados rápidos. Porém, nosso corpo e mente nem sempre (quase nunca, na verdade) reagem na expectativa de tempo que queremos. E por quê isso acontece? São n motivos. Dois plausíveis são: o achar que ao ter aquele corpo, tudo vai melhorar e, por isso, o desejo rápido pra se alcança-lo; outro, é a geração imediatista que somos. Queremos que essa questão ‘se resolva’ como um simples clique como atualizar um site.


Na vida real isso não é tão simples. Compreender e aceitar que seu corpo tem o tempo dele é o início de um processo de autocuidado e autocompaixão. Além de que, no aconselhamento nutricional com o foco em comportamento alimentar, vamos muito além de peso. A saúde é o centro. Por exemplo, comer em paz. Entender toda potência que o alimento é. Ou seja, além dos seus nutrientes: é afeto, é lembrança, é cuidado, é prazer. Esse reconhecimento é um passo importante para querer melhorar a relação com a comida e com o comer.


Ah, claro! Vale relembrar que progresso lento não deixa de ser progresso. Cada passo deve ser celebrado, ainda mais pelo resultado qualitativo não ser tão evidente quanto o quantitativo.


Compartilha alguma melhoria na sua saúde.


A imagem é parte de uma conversa com uma paciente pelo WhatsApp.

 
 
 

Comentários


©2019 Mariana Baldani. Todos os direitos reservados.

bottom of page