Veganismo
- Mariana Baldani

- 10 de jul. de 2020
- 2 min de leitura

Como hoje é o dia do veganismo, quero parabenizar os veganos e comentar a respeito como sugeriram. Decidi deixar a definição do veganismo nas imagens para que o texto não fique extenso. A luta dos veganos e os ensinamentos sobre o consumo consciente, sem sombra de dúvidas, são lindos!
Visto que parte da industria da pecuária no Brasil é cruel aos animais, pelo estresse e qualidade de vida dos mesmos, e preocupante ao meio ambiente. Agora, brevemente, vou discorrer sobre a questão nutricional da ideologia. A proteína e alguns micronutrientes como vitamina B12 e os minerais cálcio e ferro vegetais são de baixa biodisponibilidade. Isso significa que o processo de absorção deles é mais difícil de ser realizado, principalmente se comparado a PTN e esses micronutrientes de origem animal. Quer dizer que é impossível ser saudável sendo vegano?
De forma alguma! Existem estratégias individualizadas para aumentar a absorção desses nutrientes essenciais como evitar o consumo de grande quantidade de ferro e cálcio em uma mesma refeição, já que eles competem no percusso de absorção ou combinações de micronutrientes que facilitem a absorção desses micronutrientes de baixa biodisponibilidade. As deficiências de PTN e de micronutrientes como vit B12, folato e ferro - esses últimos separadamente - podem levar a diminuição muscular e um quadro anêmico, respectivamente, o que gera impacto na saúde e disposição do vegano.
Por isso, é importantíssimo a procura do nutricionista para guiá-lo em suas possíveis deficiências. O veganismo, claro, têm pontos nutricionais benéficos também. Quando retiramos algo do prato, há a tendência de prestar mais atenção em que comemos, sendo isso um ponto positivo dos alimentos que são consumidos.
Além disso, quando o foco está nos vegetais, há o costume de comer uma maior variedade deles, o que traz maior aporte nutricional. Vale lembrar que comer vai além de nutrir o corpo físico, devido a isso o veganismo tem e merece seu espaço. Afinal, os pontos éticos vão além das questões nutricionais: há a temática dos maus tratos, direito a vida, homens não são superiores aos animais, compaixão, animais e humanos devem coexistir etc.
Esse texto não enfraquece a ideologia. Abraços!




Comentários